A eficiência energética no dia-a-dia
Eficiência energética pode ser definida como a optimização que podemos fazer no consumo de
energia.
A ameaça de esgotamento das reservas de combustíveis fósseis, a pressão dos resultados económicos e as preocupações ambientais, levam-nos a encarar a eficiência energética como uma das soluções para equilibrar o modelo de consumo existente e para combater as alterações climáticas.
Aprender a utilizar de forma responsável a energia de que dispomos é garantir um futuro melhor para as gerações vindouras.
No entanto, para lá chegarmos, precisamos de alterar a nossa atitude em relação ao consumo de energia, reflectindo-a nos gestos do dia-a-dia.
Conheça os principais gestos que pode ter no seu dia-a-dia para usar eficientemente a energia
1. Evite ter as luzes ou os equipamentos ligados, quando não for necessário.
2. Procure utilizar os transportes colectivos nos seus trajectos diários. E, para distâncias curtas, opte por se deslocar a pé.
3. Procure calafetar as portas e janelas, e isolar paredes, tectos e pavimento da sua casa. Ao fazê-lo, está a economizar energia e a reduzir o investimento em sistemas de climatização.
4. Antes de comprar um novo equipamento, verifique a etiqueta energética e opte por aquele que apresenta menor consumo de energia.
5. Substitua as lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras. Dão a mesma luz, mas poupam 80% da energia eléctrica utilizada e duram 8 vezes mais.
6. Desligue os equipamentos no botão, ao invés de desligar apenas no comando. Os aparelhos em modo stand-by continuam a gastar energia.
7. Evite abrir desnecessariamente a porta do frigorífico e, quando o fizer, seja o mais rápido possível.
Verifique periodicamente o estado da(s) borracha(s) das portas do frigorífico.
8. No Inverno, aproveite a radiação solar para aquecer a casa, através das janelas. No Verão, evite os ganhos solares excessivos. Em ambas as estações, evite ter os aparelhos de climatização a funcionar com as janelas abertas.
9. Sempre que possível, procure proceder à separação dos diferentes lixos.
10. Utilize as máquinas de lavar, sempre que puder, com a carga completa e num programa de baixa temperatura.
Retirado de: [GUIA PRÁTICO DA Eficiência Energética, páginas 18 e19 em: Guia EDP
DICAS GERAIS SOBRE A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA CONSTRUÇÃO
Aqui ficam algumas sugestões simples, se pretende comprar, construir ou fazer obras em casa:
Localização
Se vai construir uma casa numa zona onde o Inverno é rigoroso, o edifício deve estar bem projectado para o frio. Se, por outro lado, vai comprar casa numa zona de clima ameno, a exigência das condições regulamentares é diferente. Consulte o regulamento das zonas climáticas do território nacional e solicite apoio a um especialista.
Orientação
O sol é uma fonte de luz que pode e deve ser aproveitada em sua casa. A orientação do edifício deverá por isso estar optimizada para as diferentes estações do ano. Tanto quanto possível, a fachada (principal) do edifício deve estar virada a sul, que deverá conter a maior área de envidraçados. Consulte um especialista.
Qualidade de construção
Na construção da sua casa, projecte a instalação dos materiais adequados para melhor isolar janelas, paredes, chão e tecto e torná-la mais confortável e diminuir a necessidade de climatizar, reduzindo a factura de energia. No projecto, preveja a eliminação de pontes térmicas. Informe-se junto de um especialista.
Isolamento
Estima-se que cerca de 60% da energia utilizada para o aquecimento durante o Inverno se perde por falta de isolamento, ou seja, através das paredes, tecto e soalho. Existem vários materiais e técnicas de isolamento que aumentam a resistência térmica: a cortiça; o poliestireno expandido; o poliuretano e as lãs minerais (rocha, vidro). É também possível alcançar um maior isolamento térmico se calafetar as janelas e portas com fita adesiva de espuma.
Janelas
Os envidraçados são áreas críticas para o conforto térmico da casa, pois conduzem a perdas de calor no Inverno, e ao sobreaquecimento da casa, no Verão. Se puder optar por novas janelas, escolha as de vidro duplo, restringindo as perdas térmicas, para além de reduzir o barulho do exterior.
Nas fachadas com elevada exposição solar, os envidraçados devem ter sombreamento pelo exterior (palas, persianas, etc.), de modo a minimizar os ganhos solares no Verão, mas também a permitir obter ganhos de calor no Inverno, tendo em atenção a orientação e as características do local. Informe- -se junto de um especialista.
Ventilação natural
No Verão, a ventilação natural nocturna assume um papel decisivo no arrefecimento dos edifícios e no estabelecimento das condições de conforto térmico. Ao projectar a sua habitação, procure tirar partido da localização das janelas, de modo a criar diferenças de pressão, facilitando a ventilação natural. Informe-se junto de um especialista.
Sombra
Um sombreamento correcto dos vãos envidraçados das janelas, evita consumos de energia desnecessários.
Retire o máximo proveito da orientação solar, do sombreamento das construções vizinhas ou da vegetação existente no local. Se possível, coloque portadas, estores exteriores e palas ou plante árvores de folha caduca, de modo a minimizar o sobreaquecimento durante o Verão e a maximizar a entrada de luz solar no Inverno.
Pintura
As cores utilizadas nas fachadas e coberturas também influenciam o conforto térmico. Embora já existam tintas absorventes e reflectoras de todas as cores, sabemos que as cores claras não absorvem tanto o calor como as cores escuras. Com efeito, enquanto uma fachada branca pode absorver só 25% da energia do sol, a mesma fachada, pintada com cor preta, pode absorver a energia do sol em 90%.
1) Condução
Processo de transmissão de calor no qual a energia é passada de partícula para partícula. Uma partícula
com temperatura maior (mais agitada) transfere energia para a partícula vizinha que passa a vibrar mais intensamente; esta energia para outra partícula, que transfere para outra, e assim sucessivamente. A condução de calor exige um meio material, logo, não pode ser no vácuo.
Ex.: aquecimento de uma colher de metal.
2) Convecção
A convecção é o processo de transmissão de energia que se dá através de movimentação de massa fluidas. Não é possível ocorrer convecção no vácuo. Pode ocorrer com líquidos e gases.
Ex.: aquecimento de água.
3) Radiação (ou Irradiação)
Processo de transmissão de calor através ondas eletromagnéticas (ondas de calor). Trata-se da única forma de propagação de calor que pode ocorrer tanto no vácuo quanto em outros meios. Alguns materiais não permitem propagação de calor, os chamados atermicos (parede de tijolo). Já os meios que permitem a radiação são chamados diaterrmicos.
Questões:
1. 0 conforto térmico nas nossas casas é uma condição importante a alcançar pois tem reflexos evidentes na saúde e no nosso bem-estar.
1.1. Identifique modos de conforto térmico utilizados nas nossas habitações.
2. O consumo de energia no sector doméstico representa uma parte significativa (cerca de 15%) do consumo energético total do País. No entanto este valor tende a aumentar pois é ainda baixo comparativamente à média Europeia (25%).
2.1. A que se poderá dever esta diferença em relação à média europeia.
2.2. Indique algumas medidas e ações a ter em conta no dia-a-dia e que, apesar de simples, podem traduzir-se em significativas poupanças energéticas e económicas, sem que com isso prejudique o conforto e a qualidade de vida.
3-As nossas casas nem sempre são construídas da melhor forma em termos de eficiência
energética e o único meio de alcançarmos o conforto térmico é ligando ou desligando
aquecimento ou ar condicionado. Por isso é muito importante que a eficiência energética seja considerada no momento da construção, utilizando técnicas construtivas e materiais adequados com vista a minimizar a utilização de sistemas de aquecimento/ arrefecimento e os desperdícios de energia.
3.1-Em relação aos aspetos que se seguem, refira as soluções técnicas que achar mais convenientes para as nossas casas.
A. Localização e orientação;
B. Isolamento térmico (paredes, pavimentos e cobertura);
C. Ventilação natural;
D. Janelas;
E. Pintura;
F. Energias renováveis.
4-A condução, a convecção e a radiação são três formas de transferência de energia sob a forma de calor.
Faça a correspondência correta entre as duas colunas:
Coluna I Coluna II
1. Condução
|
A. Processo de transferência de energia que ocorre por deslocamento de matéria. |
B. Principal processo de transferência de energia que ocorre nos sólidos. |
|
2. Convecção
|
C. Processo de transferência de energia que ocorre apenas nos fluidos. |
D. Processo de transferência de energia que ocorre sem deslocamento de matéria. |
|
3. Radiação
|
E. Processo de transferência de energia que ocorre por variação de densidade. |
F. Processo de transferência de energia através de ondas eletromagneticas. |
5-Explique cientificamente os seguintes factos:
A. "O puxador de ferro de urna porta de madeira está gelado nas manhãs frias de Inverno, mas nos dias de sol, no Verão, o mesmo puxador de ferro escalda".
B. "O aparelho de ar condicionado é colocado no teto, mas o aquecedor é sempre colocado no chão.
C. "Um ventilador de teto, fixado por cima de uma lâmpada incandescente, apesar de desligado, gira lentamente algum tempo após a lâmpada estar acesa"
6-O Sol é fundamental para que o nosso planeta seja um local propício à vida.
6.1- Construa um texto reflexivo com o mínimo de 150 palavras, mas nunca excedendo as 200 sobre o efeito da radiação térmica do Sol na Terra, evidenciando a existência de vida do Planeta.
Comentários
Enviar um comentário